E-book intermediador

O que é tráfego qualificado e por que ele é importante no e-commerce?

O tráfego qualificado é fundamental para gerar conversões e ter uma estratégia de vendas lucrativas no e-commerce. Entenda sobre o conceito e sua aplicação!

O que é tráfego qualificado e por que ele é importante no e-commerce?

Um dos principais desafios de qualquer e-commerce é manter um bom fluxo de visitas e conversões. Para isso, além de uma loja bem estruturada, é fundamental investir em estratégias que gerem tráfego qualificado.

Caracterizado por pessoas que fazem parte do público-alvo da loja virtual, receber visitas qualificadas aumenta as chances de conversões no funil de vendas, melhorando o desempenho do negócio.

Neste post, apresentaremos as principais informações sobre esse termo, mostrando como você pode gerar tráfego qualificado no seu e-commerce. Confira!

Afinal, o que é tráfego qualificado?

No e-commerce, o termo tráfego qualificado representa todas as visitas recebidas de usuários que fazem parte do público-alvo do negócio e apresentam algum interesse nos produtos ou serviços vendidos.

As visitas da loja virtual podem ser classificadas em qualificadas e não qualificadas, sendo essa a de usuários que não apresentam um interesse direto nos itens vendidos ou informações dispostas — portanto, retratam altas chances de abandono da página.

Qual é a sua importância para o e-commerce?

Quanto mais qualificado o público recebido no e-commerce, maiores as chances de conversões para o negócio. Isso porque os usuários que acessam o conteúdo apresentam intenção direta de compra.

Nesse sentido, ter uma boa estratégia para gerar visitas qualificadas contribui para o aumento da visibilidade e lucratividade do negócio. Assim, o retorno sobre os investimentos (ROI) feitos em SEM e outras práticas de marketing é maior.

Manter um bom tráfego qualificado também é importante para otimizar o desempenho de SEO da loja virtual, uma vez que usuários qualificados tendem a despender mais tempo de navegação nas páginas — fator considerado positivo pelos mecanismos de busca.

Como obter um tráfego qualificado para o meu negócio?

Depois de conhecer a importância de direcionar as suas ações para gerar um tráfego qualificado, é preciso saber como fazer isso de forma eficiente. Abaixo, falaremos sobre as melhores estratégias. Veja!

Conheça o seu público-alvo

Para atrair e converter clientes, é fundamental conhecer o seu público. Por isso, é indicado que o negócio tenha um levantamento completo sobre o perfil atendido pela loja, incluindo:

  • perfil sociodemográfico;
  • canais usados na jornada de compra;
  • nível de lealdade;
  • satisfação com a marca e concorrência;
  • dores e necessidades não atendidas.

Com essas informações, as estratégias de comunicação online podem ser direcionadas e melhor criadas, focando em características que gerem valor para o público.

Use os canais de marketing certos

Apesar de o Google ser o principal canal de tráfego para um e-commerce, existem outras opções para gerar visitas qualificadas — como redes sociais e outros buscadores. Por isso, é importante estudar o consumidor do negócio e identificar quais alternativas devem ser colocadas na estratégia.

Aposte em boas práticas de SEO

Uma das melhores formas de gerar visibilidade para o e-commerce é investindo em uma boa estratégia de SEO. Diversas práticas podem ser adotadas, entre elas, o uso de long tail keywords na descrição de produtos, otimização de meta tags e busca visual.

Invista em links patrocinados bem segmentados

Uma boa estratégia de links patrocinados é fundamental para gerar tráfego qualificado para o e-commerce. Para isso, é indicado que a mídia paga seja usada apenas com palavras-chave de conversão, como nomes específicos de produtos e características da veda.

Fica evidente que focar em visitas qualificadas é uma estratégia importante para aumentar o número de conversões do e-commerce, bem como garantir a boa rentabilidade do negócio.

Gostou de saber como gerar tráfego qualificado para o seu e-commerce? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber outros conteúdos como este!

Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | SEO and Marketing Strategy | Especialista em E-commerce, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e análise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.
100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo