Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Clube de assinatura no e-commerce: como criar?

Conheça os benefícios de criar um clube de assinatura no e-commerce e saiba como fazer isso da melhor forma.

Clube de assinatura no e-commerce: como criar?

Está em busca de uma forma de valorizar a sua loja virtual e fidelizar os seus clientes? Uma excelente maneira de fazer isso é criando um clube de assinatura no e-commerce.

Um dos maiores benefícios de oferecer esse serviço é contar com a recorrência de receita. Isso se dá por meio da fidelização de um público que cria um vínculo com a sua loja a longo prazo, algo muito mais significativo do que compras isoladas.

No entanto, para aproveitar as vantagens de ter um clube de assinatura no e-commerce, é preciso acertar na implementação. Isso significa seguir os passos necessários para que ele seja realmente atrativo para o seu público-alvo e consiga agregar valor à sua loja virtual.

Quer saber como tudo isso funciona? Então, confira o artigo a seguir para entender no que consiste um bom clube de assinatura e como criar o seu!

O que é um clube de assinatura?

O funcionamento de um clube de assinatura no e-commerce é bastante parecido com qualquer outro serviço que ofereça planos para assinantes. Paga-se uma taxa mensal para ter acesso a um benefício, que pode ser na forma de envios de produtos e acesso a itens especiais, entre outros.

É possível oferecer uma série de facilidades para os seus assinantes, com o intuito de contar com um clube de assinatura atrativo. As possibilidades vão desde o envio de conjuntos de produtos até condições especiais, como descontos e frete grátis em determinadas compras.

A principal característica do clube é sua recorrência. Ou seja, assim como o público assinante recebe algo de valor de forma periódica, a sua loja também conta com ganhos nesses intervalos. Trata-se de um acordo benéfico para os dois lados.

Quais são os prós e contras de ter um clube de assinatura no e-commerce?

Como qualquer outro tipo de solução, criar um clube de assinatura no e-commerce pode não ser totalmente benéfico ou maléfico. É fundamental considerar todas as suas implicações antes de tomar uma decisão em sua loja virtual.

Veja, a seguir, um resumo dos prós e contras dessa alternativa.

Prós

Previsibilidade de receita

Um dos maiores desafios das lojas físicas e virtuais é contar com uma previsibilidade da receita. Afinal, nada garante que o mês seguinte terá mais ou o mesmo nível de vendas. Por isso, contar com um clube de assinatura no e-commerce ajuda a ter uma receita garantida mesmo se o seu indicador de compras cair.

Fidelização dos clientes

Quem aceita fazer parte de um clube de assinatura geralmente faz isso porque tem identificação com o que a loja representa. Trata-se de uma grande oportunidade para fidelizar clientes, algo decisivo para manter esse público engajado com as suas ofertas. Ou seja, tornam-se superiores as chances de conquistar mais vendas a partir dessas pessoas.

Melhor entendimento sobre o cliente

É bastante valioso contar com feedbacks dos seus clientes a respeito dos seus produtos e serviços. Nem sempre isso é possível a partir de vendas isoladas em um e-commerce, mas você pode aproveitar esse benefício ao trabalhar com um clube de assinatura. A partir da forma como seus assinantes reagem a cada envio, você aprenderá mais sobre o perfil deles.

Contras

Exigência de boa logística

Se a logística da sua loja virtual não funcionar ou sofrer com problemas recorrentes, será bastante difícil convencer os seus assinantes a permanecerem no clube. Esse risco faz com que você precise garantir excelência em suas entregas para não perder resultados.

Desconfiança do cliente

Ingressar em um clube de assinatura significa receber cobranças recorrentes no cartão de crédito, algo de que muita gente não gosta. Além disso, dependendo do tipo de entrega que a sua loja fizer, pode ser que os seus assinantes não sintam confiança de que realmente gostarão dos itens recebidos.

Manutenção da proposta

Nem sempre a oferta do seu clube de assinatura se manterá atrativa. Isso traz o desafio de mantê-la valiosa ao longo do tempo, implicando na necessidade de sempre buscar aprimorá-la. Se você não fizer isso, a tendência é que o serviço deixe de ser interessante.

Como criar um clube de assinatura no e-commerce?

A implementação de um clube de assinatura no e-commerce requer um bom planejamento para que possa dar certo. Senão, você arrisca impactar negativamente o seu público e a marca da sua loja com uma solução mal pensada.

Veja, a seguir, quais são as melhores práticas para um clube de assinatura no e-commerce!

Mapeie o seu público-alvo

Para que seja possível desenvolver um clube de assinatura realmente atrativo, é importante que você saiba exatamente qual é o público que pretende atingir. O que essas pessoas procuram? Como preferem pagar? O que é valioso para elas?

Além disso, nada impede que você possa mirar em múltiplos alvos. Nesse caso, é fundamental que o seu mapeamento reflita essa condição.

Defina os planos e preços

Um bom clube de assinatura costuma contar com mais de um plano em diversos níveis. Esse é o momento de definir os diferenciais de cada um e as suas faixas de preço.

Além disso, certifique-se de que esses planos tenham propostas de valor, atrativas para alguma faixa do público que você está tentando atingir. O ideal é contar com alternativas para perfis diferentes e, assim, contribuir para o sucesso do seu clube de assinatura.

Planeje a logística de entregas

Para ser bem-sucedido, o clube precisa ser capaz de fazer suas entregas sem problemas. Senão, o seu público logo deixará de ver valor nessa solução que a sua empresa criou.

Portanto, não deixe de se planejar muito bem em relação à logística dessas entregas. Procure contar sempre com estoque disponível e as soluções de transporte necessárias para atender a toda a sua base de assinantes.

Especifique o processo de cobrança

Nunca lance um clube de assinatura sem deixar bem claro para o seu cliente qual é o processo de cobrança. Além de pensar na periodicidade do pagamento, considere também quais métodos serão permitidos, como cartões de crédito, débito e outros.

Para aumentar as suas chances de sucesso, certifique-se de oferecer múltiplas opções nesse quesito. Assim, será possível atender às expectativas de mais pessoas.

Criar um clube de assinatura no e-commerce é uma ótima forma de criar um vínculo mais significativo com o seu público e diversificar as fontes de receita da sua loja virtual. Siga as orientações deste artigo para garantir a melhor implementação desse recurso e aproveite os benefícios.

Quer continuar acompanhando as nossas dicas para alavancar o seu e-commerce? Basta seguir os nossos perfis nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo