Saber como fazer vídeos para o Instagram é indispensável para todas as empresas que estão nessa importante plataforma social. Devido à popularização das redes sociais e à necessidade de compartilhar informações entre as pessoas, uma aplicação que aumentou, consideravelmente, a audiência foi o conteúdo em vídeo. Nesse aspecto, o Instagram se destaca por, agora, oferecer vídeos, histórias, anúncios pagos e IGTV. Essas são ferramentas de extrema relevância para que empresas consigam se destacar, e ficar de fora dessa tendência pode ser um grande erro.
Quer conhecer quais são os melhores editores de vídeos para o Instagram? Acompanhe nosso post e saiba como utilizá-los para criar publicações de divulgação do seu e-commerce. Boa leitura!
Porque publicar vídeos do Instagram
Por ser uma das redes sociais com maior número de usuários ativos, o Instagram tem grande potencial de engajamento do público, por isso a ferramenta de produção de conteúdo em vídeo é uma excelente estratégia de marketing.
Os vídeos têm um forte poder de interação com os usuários e já são um dos tipos de conteúdos mais consumidos no mundo digital. Por serem de fácil consumo oferecerem a possibilidade de entretenimento, educação ou informação em qualquer lugar, já estão disponíveis para serem visualizados em todos os smartphones. Logo, as empresas que não utilizam os diversos modelos de vídeos em suas estratégias de mídias sociais estão perdendo a chance de fazer mais negócios.
No entanto, para garantir o sucesso dos vídeos na sua página do Instagram, você precisa utilizar alguns truques para aperfeiçoar o trabalho. Um deles é, sem dúvida, encontrar um bom editor de vídeos.
1. VSCO CAM
O VSCO CAM se destacava como um dos melhores editores de fotos, mas atualmente também se estendeu à edição de vídeos. Seu ponto forte está nos filtros prontos, O VSCO tem várias predefinições para você escolher.
Mas você também pode fazer o básico, como cor, exposição, ajustes de temperatura e contraste, corte, bordas e manipulação de tons de pele. A interface é intuitiva, mesmo para iniciantes.
O VSCO é uma comunidade que permite compartilhar suas criações de vídeo com novos clientes em potencial ou até colaboradores, o que o faz se destacar entre os programas. A notícia ruim é que, apesar de a ferramenta ser gratuita, você precisa pagar para acessar a maioria dos recursos e filtros úteis. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
2. FilmoraGo
O Filmora Go se destaca por suas diferentes molduras para vídeos e efeitos diversos para escolher, estando disponível para Android e iOS. Existem duas vantagens que o diferenciam: sem marca d’água e sem limite de tempo.
Além dessas vantagens, é um aplicativo gratuito e simples de utilizar, também é uma ferramenta leve, que não ocupa muita memória do seu aparelho. Basicamente você precisa enviar seu vídeo, escolher um tema, adicionar música e filtros e, então, estará pronto para compartilhar.
Em suas edições, você pode misturar fotos e vídeos, adicionar transições, textos e títulos, entre outras funcionalidades divertidas. Oferece, também, visualização instantânea para que você veja a aparência do seu vídeo sem salvar e exportar.
A principal queixa entre os usuários é que o aplicativo costuma falhar ao salvar e baixar os arquivos de vídeo, um fato estressante para quem passa um bom tempo aperfeiçoando o vídeo.
3. InShot
O InShot tem uma interface simples e fácil de usar, e permite o compartilhamento com quase todas as redes sociais. Disponível para Android e iOS.
Com o InShot você pode aparar clipes, alterar a velocidade da gravação, adicionar filtros e texto, aumentar e diminuir o zoom, incorporar sua própria música, girar o quadro, incorporar efeitos especiais e até usar stop motion. Você também pode reformular seus clipes para se ajustarem à proporção quadrada padrão do Instagram.
A desvantagem do aplicativo é que você precisa pagar se quiser se livrar da marca d’água do InShot. Além disso, as alterações não serão salvas se você sair do aplicativo.
4. Adobe Premiere Rush
O Adobe Premiere Rush é uma versão nova do Premiere Clip, que está mais preparado para o aspecto de compartilhamento social da criação de vídeos no Instagram.
É possível fotografar, editar vídeos e compartilhar tudo no aplicativo, ao mesmo tempo, em que sincroniza com a nuvem. As opções de edição incluem a adição de áudio e gráficos, corte, aprimoramentos de cores, títulos, transições, narração e redução de ruído.
A desvantagem é que a versão gratuita limita você a apenas três exportações, mas é possível pagar por compartilhamentos ilimitados. Encontra-se disponível para Android e iOS, como também pode ser usado pelo Windows e macOS, no computador.
5. Movavi
Apesar de o Instagram ter foco em aplicativos, nada te impede de usar um editor de vídeo para computadores. O Movavi é uma das melhores opções em edição de vídeo.
Está disponível para Windows e Mac, é um software simples e fácil de usar, além de ter uma versão gratuita. Ele também exporta os vídeos para formatos populares de maneira otimizada, para o tamanho ideal do Insta. O que muitos usuários apontam são as falhas no processamento do programa, que o deixa lento e pesado.
6. Clipchamp
O Clipchamp é também uma plataforma totalmente online e intuitiva, que permite criar vídeos em questão de minutos. O editor de vídeos da Clipchamp é gratuito e uma boa opção para vídeos de Instagarm, Youtube e até apresentações profissionais.
Por fim, o ideal é optar por aquele que se encaixa melhor com suas demandas. Assim, você consegue bombar ainda mais sua página do Instagram!
Principais formatos de vídeos no Instagram
Com um bom editor de vídeos em mãos, é chegado o momento de entender quais são os tipos de vídeos que a ferramenta social permite compartilhar e qual deles melhor se adequa aos seus objetivos e à estratégia da sua marca. Confira abaixo!
Reels
O Reels é um dos queridinhos das Redes Sociais, por oferecer uma experiência de fácil e rápido consumo. Os vídeos do Reels tendem a ter no máximo 15 segundos de duração e costumam ser bastante interativos. Isso porque a rede social permite a integração de diferentes funcionalidades ao vídeo curto, como efeitos, ajuste de velocidade, filtros, temporizador e muito mais.
Instagram Stories
Os stories do Instagram permitem que o usuário crie vídeos de até 1 minuto com bastante interação. Essa foi uma das primeiras inovações da plataforma para criar mecanismos de interação extremamente eficientes. Nos Stories os vídeos, também curtos, ficam visíveis em uma linha do tempo com duração de 24h, depois os vídeos não podem mais ser visualizados.
Essa é uma ferramenta potente, porque permite acrescentar muitas funcionalidades, como filtros, enquetes, perguntas, stikers, figurinhas, sobreposição de fotos, fazer marcações, anexar localização e muito mais. Dessa maneira, o empreendedor pode aumentar o engajamento e entender muito mais sobre o seu público-alvo.
IGTV
O IGTV é um modelo de vídeos mais longo e costuma ser usado para conteúdos mais informativos. A ideia é que o usuário das redes não precise sair do Instagram para páginas concorrentes quando quiserem acompanhar algum conteúdo informativo, como webnar ou roda de conversa.
Esse é um modelo mais profissional de vídeos, não em relação a equipamentos ou contratação de especialistas, mas sim em um conteúdo mais completo e de qualidade. Portanto, para obter sucesso nesse modelo de vídeo, busque por uma iluminação adequada, bom enquadramento dos envolvidos, bem como um áudio de qualidade e legenda para as falas.
Vídeo no Feed
Alguns vídeos são perfeitos para estarem na grade do Feed, na página principal da conta comercial do Instagram. Esses vídeos, que também não podem ser longos, são ideais para transmitir uma mensagem, apresentar produtos ou serviços, falar sobre a marca e seus colaboradores, e muito mais.
No entanto, para que ele gere engajamento é preciso garantir que os primeiros segundos do vídeo sejam cativantes. Afinal, o usuário deverá parar de “deslizar” na tela do smartphone para assistir o seu conteúdo.
Saber como fazer vídeos para o Instagram é indispensável para as empresas que desejam alcançar um potencial competitivo nessa ferramenta. Os vídeos já são um dos conteúdos mais consumidos na internet e é preciso saber se destacar. Portanto, invista nos diferentes formatos e escolha um editor de vídeo ideal para os seus objetivos.
Se você quer saber como utilizar as redes sociais para vender na internet, confira nosso curso gratuito da Universidade Yapay: