A escolha de uma boa plataforma de e-commerce B2B é o primeiro passo para um negócio que deseja vender online, sendo que essa decisão terá um impacto direto sobre o modo com o relacionamento com o cliente será construído.
Um erro comum das empresas que estão começando a vender online é acreditar que qualquer ferramenta serve e que todas as plataformas são iguais, buscando pela solução mais simples e rápida. Contudo, isso não é verdade e pode prejudicar o seu negócio a longo prazo.
Neste post, vamos mostrar para você do que se trata uma plataforma de e-commerce B2B, como esse tipo de comércio se difere do B2C e uma série de dicas para que você possa adotar a melhor ferramenta para a sua empresa. Boa leitura!
O que é uma plataforma de e-commerce B2B
Antes mesmo de falarmos sobre modelos de negócios e diferenças entre B2B e B2C, é preciso deixarmos claros do que se trata uma plataforma de e-commerce. Essa ferramenta é um sistema que permite a criação e administração de uma loja virtual, sendo composto de dois ambientes:
- backend – a parte administrativa do sistema, no qual são inseridos os produtos, realizado o controle de estoque, recebidos os pedidos de compra, administrados os envios, verificados os pagamentos e todas as outras atividades de controle;
- frontend – a parte principal do sistema, que fica exposta aos clientes, onde eles poderão buscar por produtos, entrar em contato com sua empresa, realizar seus pagamentos, negociar condições, utilizar o carrinho de compras e mantém todas as páginas da loja.
O modelo de negócio B2B (Business to Business) é um tipo de e-commerce no qual se realiza vendas não para clientes comuns, pessoas físicas, mas sim, para outras empresas, pessoas jurídicas.
Como o cliente final do negócio é diferenciado, o modelo de plataforma para atendê-lo também deve ser. Uma empresa que busca por seus produtos e serviços tem interesses distintos de um cliente comum que navega pela rede.
Por conta disso, existem plataformas especializadas para esse tipo de comércio eletrônico, permitindo uma interação diferenciada com seus clientes, focadas na venda online para outras empresas.
O que difere o B2B do B2C
Em um primeiro momento, o B2B pode parecer muito parecido com o B2C, afinal, sua empresa busca vender, independentemente de para quem.
Contudo, o cliente final faz toda a diferença em uma estratégia de vendas, já que, quando vendemos para outras empresas, é preciso estabelecer um relacionamento diferente com o público-alvo.
Investimentos em e-mail marketing, integradores de mídias sociais, automação de tarefas e outras funcionalidades se tornam muito mais necessários. Além disso, fechar com um cliente significa tratar com diversas pessoas diferentes, e não diretamente com apenas um indivíduo.
Outro ponto fundamental é garantir um checkout seguro para as empresas que busquem negociar com você, taxas para grandes volumes de mercadorias e outras questões que não são necessárias no B2C. Alguns desafios enfrentados pelo B2B são:
- integração digital – oferecer serviços que permitam associação com seus clientes, com downloads de dados, instalação de plug-ins e outros;
- assinatura recorrente – alguns serviços exigem assinaturas recorrentes para prestação de serviços e nem todas as plataformas entregam isso;
- omnichannel – a integração de vários canais de comunicação se faz necessário para contatar várias pessoas ao mesmo tempo e dar atenção a todas elas;
- oferta de atacado – por fim, um desafio para uma plataforma de e-commerce, é entregar uma solução que permita a venda de mercadorias por atacado.
Como escolher uma boa plataforma
Agora que já mostramos para você do que se trata uma plataforma de e-commerce B2B e quais são as suas particularidades em relação ao comércio B2C, vamos trazer algumas dicas para a escolha de uma boa ferramenta.
Preços
O mercado atual conta com várias soluções interessantes, mas é preciso ficar atento aos preços para aquisição de uma ferramenta como essa.
Existem várias plataformas grátis, mas é importante ter cuidado, pois, mesmo que a ferramenta seja gratuita, pode ser que sua empresa precise contratar profissionais para instalar, gerir e dar manutenção, além de instalar plug-ins e fazer alterações necessárias.
Com isso, as ferramentas grátis podem se tornar mais caras que as pagas. Portanto, estude todas as opções e escolha a melhor para o seu negócio.
Pagamentos
Poucos gestores prestam atenção nisso até os problemas começarem a aparecer. Uma boa plataforma de e-commerce não é a mais bonita ou a que oferece a melhor navegação, é a que garante os melhores meios de pagamento.
Para que possamos considerar a escolha de uma plataforma de e-commerce B2B como boa, é preciso que ela tenha integração com todos os meios possíveis de pagamento, com gateway, subadquirente e sistemas antifraude.
Afinal, de nada adianta uma ótima experiência de navegação e horas de negociação, mas toda a operação falha porque o cliente não gostou das formas de pagamento existentes ou houve algum problema no processamento.
Pedidos mínimos
Trabalhar com B2B significa vender em grandes quantidades, afinal, são negócios entre fornecedores, e por isso, existe um grande volume de mercadorias envolvido. Logo, vender pequenas quantidades pode significar prejuízo.
O ideal, é que a plataforma de e-commerce B2B permita realizar o controle de quantidades, evitando que ocorram vendas pequenas, que não tragam lucro ou onerem a sua empresa.
Mobile
Grande parte da navegação na internet hoje é feita por meio de dispositivos móveis, o que significa que uma plataforma que não esteja adequado ao mobile é algo que não faz muito sentido, mesmo na venda B2B.
Suporte
Por fim, e um dos principais pontos, temos um suporte de qualidade. Afinal, dificilmente temos uma equipe especializada em TI dentro da empresa para tratar de falhas ou outros problemas e dependemos de um bom sistema de suporte.
Alguns minutos com a loja fora do ar ou com qualquer tipo de problema pode gerar um grande prejuízo, além de fazer com que sua empresa não pareça profissional o bastante. Busque entender como funciona o suporte e qual a rapidez para a resolução de chamados.
Qual a importância de escolher uma boa plataforma
A escolha de uma boa plataforma de e-commerce B2B é fundamental e você está certo em buscar informações, afinal, uma migração para outra ferramenta depois pode trazer uma grande dor de cabeça e uma série de erros.
Escolher com sabedoria a plataforma sobre a qual você vai construir o seu negócio é como um casamento, já que sua empresa utilizará essa ferramenta por muito tempo. É preciso um planejamento a médio e longo prazo.
É preciso lembrar que sua empresa pode crescer com o tempo e sua plataforma de e-commerce B2B deve estar adequada a isso, evoluindo com o seu negócio, sendo escalável e estando preparada para incorporar novas tecnologias que possam surgir ao longo do tempo com as mudanças no varejo eletrônico.
Não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro das nossas novidades!