E-book intermediador

Entenda melhor o que faz um gerente de e-commerce e como se tornar um

Já pensou em ser gerente de e-commerce? Descubra neste texto quais são as funções desse profissional e se você tem o perfil para o cargo.

Entenda melhor o que faz um gerente de e-commerce e como se tornar um

O boom dos e-commerces no Brasil criou um mercado novo, diverso e, para muitos, desconhecido. Uma das grandes vantagens é que ele abriu espaço para novos profissionais, e um deles é o gerente de e-commerce.

Você sabe o que faz esse profissional? Já pensou em se tornar um? Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre essa profissão, inclusive quais são as funções que um gerente de e-commerce precisa desempenhar. Como vamos mostrar, esse profissional precisa ser versátil e ter algumas aptidões específicas para obter sucesso. Continue a leitura e descubra!

O que é um gerente de e-commerce?

Ele é uma das peças-chave em um negócio virtual. O gerente é o profissional que terá uma visão panorâmica de todo o e-commerce, elaborando estratégias para que o desempenho possa ser positivo.

É necessário que o profissional seja versátil e tenha conhecimento em diferentes áreas relacionadas ao funcionamento de uma loja virtual. Justamente pela falta de qualificação, essa é uma área que está constantemente buscando talentos.

O gerente de loja virtual precisa ter noções sobre logística, finanças, tendências de consumo e marketing digital, por exemplo. Além disso, ele precisa ser extremamente organizado e saber manusear ferramentas de gestão de e-commerce.

Quais as funções desse profissional?

Como você já deve ter percebido, essa profissão exige características multidisciplinares por parte do profissional. Para que você entenda o porquê, separamos as principais funções que são desenvolvidas por um gerente de e-commerce. Veja abaixo!

Realizar a integração dos veículos e canais

Atuar em uma loja virtual envolve a administração de algumas plataformas digitais. A principal delas é a plataforma de gestão de e-commerce.

Porém, é necessário integrar a ela outras ferramentas, como intermediadores ou gateways de pagamento, sistemas de criptografia de dados e sistema de logística. O gerente precisa garantir que tudo estará alinhado para performar corretamente.

Garantir a experiência do cliente

O profissional também será responsável por garantir que o cliente tenha uma ótima experiência em sua jornada de compra. Sabemos que, para o visitante do e-commerce ser convertido em cliente, alguns fatores influenciam.

Entre eles, estão o layout do e-commerce, as formas de pagamento, as fotos dos produtos, a rapidez do site, as descrições dos itens e o atendimento.

Interpretar dados

Nenhum gestor vive sem as famosas métricas. São elas que indicam se as ações propostas pela gestão estão dando os resultados esperados.

Mesmo que, atualmente, seja fácil captar dados por meio de ferramentas digitais, um gerente precisa ter a habilidade de interpretá-los de forma correta para que as informações direcionem a melhores decisões.

Cultivar uma visão estratégica

Como já falamos, muito do papel de um gerente de loja virtual está relacionado à estratégia. Ele precisa ter uma visão ampla sobre o comportamento do mercado de e-commerce em geral e, especificamente, da área de atuação de sua loja.

Além disso, o profissional também precisa entender quais tecnologias podem ajudar sua loja a performar melhor e como ele pode fazer o negócio crescer mantendo os baixos custos.

Liderar outros profissionais

À medida que um e-commerce cresce, ele passa a contar com profissionais de diferentes segmentos. A empresa pode contar com colaboradores do setor de atendimento, de marketing e de finanças. Por isso, o gerente de e-commerce precisa desenvolver suas habilidades de liderança para coordenar as equipes de forma que todas elas sigam na direção certa.

Achou esse cargo interessante? Acha que você tem as competências necessárias para ser gerente de e-commerce? Se você deseja se tornar um profissional de sucesso nessa área, nossa dica é que você estude bastante sobre o mercado virtual e desenvolva habilidades multidisciplinares. Você pode fazer cursos voltados para as áreas de gestão e administrativa, além de buscar se especializar em categorias específicas de produtos.

Este artigo foi útil? Temos outros conteúdos que podem ajudá-lo na sua caminhada profissional. Para não perder nenhum deles, siga-nos no Facebook, no Instagram e no Twitter e acompanhe as nossas próximas publicações!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo