Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Quais são as utilizações mais comuns da inteligência artificial no e-commerce?

Saiba quais são as utilizações mais comuns da inteligência artificial em e-commerces e como ela impacta a performance do negócio.

Quais são as utilizações mais comuns da inteligência artificial no e-commerce?

A inteligência artificial (IA) já impacta diversos setores da economia, e o uso dessa tecnologia também é presente em e-commerces. Cada vez mais, as lojas virtuais escolhem essa opção para garantir uma experiência personalizada aos clientes e, com isso, ter melhores resultados nas vendas.

Os benefícios são vários. Entre eles, podemos citar o aumento da segurança em transações bancárias e a otimização do tempo dos usuários que navegam no site. Assim, a tendência é de que essa ferramenta continue ocupando espaço no mundo dos negócios e avance à medida que novos recursos são lançados.

Se você quer entender mais sobre as utilizações mais comuns da inteligência artificial e sobre como elas influenciam o desempenho de seu e-commerce, continue acompanhando o post!

Chatbots

Os chatbots já são bastante conhecidos pelos varejistas, e o uso deles tem resultado em vantagens lucrativas nas lojas virtuais. Eles funcionam por meio de um sistema que realiza o atendimento ao público de maneira rápida e automática, substituindo a contratação de atendentes.

Para os e-commerces, essa tem sido uma boa alternativa para reduzir os gastos sem comprometer a assistência aos clientes. Ao implantar chatbots, você melhora a eficiência da comunicação com os usuários e, ainda, garante um contato personalizado e focado em suas necessidades.

A inteligência artificial permite coletar uma série de dados relevantes sobre determinado cliente em poucos segundos e, com base nisso, responder à sua dúvida.

Recomendações de produtos

A experiência do cliente é um dos fatores que mais preocupam os lojistas, e todas as ações são pensadas com o objetivo de atender às suas expectativas, não é mesmo?

Com a inteligência artificial, é possível reunir informações que desenham o perfil do consumidor. Assim, o e-commerce tem acesso aos interesses, hábitos de consumo, produtos que atraem a atenção do público e assim por diante.

O resultado é a recomendação de produtos que sejam alinhados ao que é atrativo para o usuário. Logo, isso aumenta as chances de compra.

Vendas preditivas

A inteligência artificial também colabora para as vendas preditivas e, então, melhora a análise de mercado feita pelo e-commerce. Com uma avaliação dos dados, é possível entender o atual cenário do negócio e, ainda, verificar números de taxas do passado.

Ou seja, a máquina permite entender o histórico de vendas, o estoque, o comportamento dos usuários e outros aspectos. Dessa forma, você toma decisões e pensa em estratégias compatíveis com os interesses do público e o desempenho do e-commerce.

Como vimos ao longo do post, a inteligência artificial é útil para aumentar o potencial de vendas das lojas virtuais e, com isso, alcançar resultados melhores. Além dos conhecidos chatbots, é possível investir em outros recursos que realizam a análise de dados e, assim, colaboram para a tomada de decisões. Portanto, a IA tem um papel fundamental na performance do negócio, pois fornece uma experiência mais positiva ao cliente em todo o seu processo de compra.

O que você achou da leitura? Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades e acompanhar outros conteúdos como este. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo