Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Qual a importância e como simplificar o processo de pagamento da loja virtual?

Quando foi a última vez que você olhou para o processo de pagamento da sua loja virtual? Se eles são ineficazes, ela pode estar perdendo um volume considerável de vendas. Felizmente, é algo simples de resolver!

Qual a importância e como simplificar o processo de pagamento da loja virtual?

Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos da internet, nenhum negócio pode ignorar as tendências e abrir mão da evolução constante. Se a sua loja virtual não se adapta às últimas tecnologias e ao que o público está buscando, ela corre o sério risco de se tornar irrelevante.

Simplificar processos de pagamento envolve entender o que é importante para o seu cliente e encurtar a distância dele em relação ao produto que deseja comprar. A tecnologia permite otimizar essa etapa de formas significativas, bastando ter uma estratégia robusta como planejamento.

Neste post, vamos explicar por que é importante simplificar os processos de pagamento e como fazer isso. Continue a leitura e confira!

Por que é importante simplificar os processos de pagamento da loja virtual?

Dedicar tempo e recursos para otimizar os seus processos de pagamento pode parecer exaustivo e até desnecessário. No entanto, é preciso se livrar dessas concepções infundadas. Afinal, essas são decisões altamente estratégicas que podem beneficiar imensamente os seus resultados, além de serem importantes porque livram a sua loja do risco de se tornar irrelevante em seu mercado.

Veja abaixo os principais motivos para simplificar os processos de pagamento da sua loja virtual.

Aumento nas conversões

Se o seu cliente tem uma boa experiência em sua loja, há grandes chances de desejar fazer mais compras. Isso tende a contribuir para um aumento nas suas conversões, o que é sempre positivo. Dessa forma, pode-se dizer que as vendas serão beneficiadas pela otimização dos seus processos de pagamento.

Fidelização dos clientes

Outro efeito positivo de um processo de pagamento otimizado é que seus clientes serão fidelizados. As chances dessas pessoas voltarem a fazer negócio com você aumentam consideravelmente porque já foi criado um vínculo de confiança e apreciação pelos seus processos otimizados de pagamento.

Potencial de aprimoramento contínuo

O seu trabalho com otimização nunca terminará de fato, e isso é algo bom. Sempre surgirão novas maneiras de aprimorar os seus processos, permitindo melhorar cada vez mais a estrutura que o seu cliente utiliza. Trata-se de um meio de permanecer em constante evolução, algo altamente valioso para uma loja virtual.

Diminuição do custo de aquisição de clientes

Quanto menores forem os seus custos de aquisição de clientes, mais eficiente é o funcionamento da sua loja virtual. A otimização dos processos de pagamento permite atrair e manter o seu público sem que sejam necessárias estratégias robustas e caras — tudo é fundamentado para proporcionar uma experiência mais positiva a quem frequenta a sua loja virtual.

Melhor entendimento sobre o cliente

Aprender mais sobre as preferências e necessidades do seu público é sempre desejável ao trabalhar com vendas. Isso possibilita antecipar os desejos dessas pessoas e desenvolver ações voltadas para atendê-las. Ao otimizar os seus processos de pagamento, você poderá analisar como o seu público responde a isso e, assim, aprender mais sobre ele.

Como simplificar os processos de pagamento da loja virtual?

Tendo em vista a importância de contar com processos de pagamentos mais otimizados e simples em sua loja virtual, o próximo passo envolve conhecer as principais maneiras de fazer isso. Não faz sentido buscar a otimização a todo custo, sendo que é mais estratégico considerar as necessidades específicas do seu cliente e as características da sua loja.

Conheça, a seguir, algumas formas de simplificar os processos de pagamento da sua loja virtual.

Coloque-se no lugar do seu cliente

Esse é um exercício fundamental para qualquer serviço se manter alinhado com as expectativas do público e minimizar as chances de gerar frustrações. Crie o hábito de passar pelas etapas de pagamento da sua loja virtual como se fosse mais um cliente, tendo atenção a cada estágio do processo e tomando nota a cada barreira enfrentada.

A partir dessa análise, que precisa ser feita de forma altamente imparcial, você poderá encontrar possíveis oportunidades de melhorias e problemas que nem imaginava que tinha. Também é um exercício importante para otimizar esse processo.

Ofereça um bom número de métodos de pagamento

Restringir as opções dos seus clientes pode ser um fator determinante para perder vendas. Isso é particularmente importante quando tratamos de métodos de pagamento. Quanto mais flexibilidade esse aspecto da sua loja tiver, mais confortáveis seus clientes estarão.

Pense em quais opções de pagamento o cliente precisa e que seriam convenientes para ele. Você também pode se basear em seus dados de vendas para avaliar quais opções ampliar.

Dispense a necessidade de cadastro para fazer um pagamento

Diversos processos rotineiros da operação da sua loja virtual podem acabar afastando potenciais clientes. Um exemplo disso é a necessidade de fazer um cadastro para poder comprar. É claro que isso é fundamental para manter as informações do usuário salvas e poder impactá-lo com ofertas continuamente para fidelizá-lo, mas essa burocracia pode fazer você perder vendas.

Para que isso não seja um problema, experimente permitir que o seu público faça compras em sua loja virtual sem precisar se cadastrar. Apenas dados essenciais serão coletados para realizar o envio, sendo que o usuário tem a opção de fazer o cadastro posteriormente, se desejar. Essa flexibilidade pode ser a motivadora de muitas vendas para você.

Evite redirecionar o usuário para outras páginas

Quanto mais páginas o seu cliente precisar ver antes de fechar a compra, mais exaustivo esse processo se torna, dificultando que ele volte uma segunda vez. Experimente olhar para o número de redirecionamentos que ocorrem nessa etapa e se ele não está excessivo.

O ideal é que toda a operação ocorra em uma única página dinâmica, o que otimiza a experiência do seu cliente e até aumenta a confiança dele em sua loja.

Agora que você já sabe da importância de simplificar os processos de pagamento da sua loja virtual e como fazer isso da forma correta, resta planejar as suas ações e colocá-las em prática. A partir daí, você pode fazer uso de testes A/B para ajudar na tomada de decisões, optando por mudanças de design que sejam capazes de gerar maiores conversões ao seu negócio.

Conte com a ajuda da tecnologia para otimizar ainda mais as etapas de pagamento da sua loja virtual. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo