E-book intermediador

5 vantagens da logística reversa para sua loja virtual

5 vantagens da logística reversa para sua loja virtual

A alta quantidade de produtos e serviços disponíveis no mercado atualmente estimula cada vez mais o consumo. Nesse contexto, torna-se cada vez mais necessário, no mundo dos negócios, a adoção de práticas retornáveis de produtos descartados e operações eficientes de retorno de mercadorias, viabilizando uma destinação apropriada ao fim de seu ciclo de vida útil.

É aí que entra a logística reversa — conceito relacionado à sustentabilidade — que também pode impactar as lojas virtuais. Segundo pesquisas, o comércio eletrônico no Brasil tem apresentado um crescimento de quase 30% pós anos 2000.

Todo esse sucesso do e-commerce trouxe um impacto direto na logística, que obrigou as empresas a atualizarem suas estratégias para manter a competitividade.

Devido à importância dessa estratégia, mostraremos, neste artigo, as principais vantagens da logística reversa para o e-commerce. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Logística reversa

O que é a logística reversa?

Segundo o artigo 3° da Lei 12.305/2010, a logística reversa consiste em “um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de estratégias com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, com o objetivo de reaproveitá-los ou descartá-los apropriadamente e manter a preservação ambiental.

Utilizado desde a década de 1990, o termo ganhou visibilidade quando as empresas passaram a se preocupar com a utilização dos recursos naturais e com o retorno de produtos descartado pelos consumidores. Nesse sentido, quando uma empresa consegue empregar um processo de logística reversa de maneira lucrativa, ela, consequentemente, alcança a sustentabilidade econômica e ambiental.

No mundo do e-commerce, a estratégia está associada a um produto ou serviço após o momento de venda, ou seja, ao processo de devolução de mercadorias e troca de produtos. Tem o objetivo final de otimizar ou tornar mais eficiente a atividade, economizando dinheiro e recursos naturais.

Como ela funciona, na prática?

Primeiramente, para que a logística reversa aconteça, todos os agentes precisam de incentivos. Ou seja, cria-se um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino.

Atualmente, esse tipo de prática pode ser implementada para as mais diversas necessidades, abordando dois pontos de vista diferentes:

  • empresarial: tem como objetivo enfrentar o crescimento dos retornos das empresas em seus inventários;
  • ecológico: consiste em minimizar o impacto ambiental provocado pela atividade empresarial.

Na prática, uma empresa fabricante recebe os seus produtos já usados de volta. O consumidor, após utilizá-los, deverá encaminhá-los aos postos de coleta específicos (que podem ser instalados no comércio onde ele adquiriu), onde serão retirados pelo fabricante. Ele, por sua vez, reutilizará os produtos usados na linha de produção dos novos, após determinados procedimentos.

No que se refere às lojas virtuais, a logística reversa funciona como troca e devolução de produtos. Isso vai da solicitação de troca do produto para o revender, passando pela checagem no estoque e envio de novo item, até o parecer sobre o destino.

Nesse caso, para que a logística reversa seja bem aplicada, o fabricante e as empresas responsáveis devem ter uma visão global da cadeia de suprimentos — fabricação, transporte e armazenamento, por exemplo, são responsabilidades das empresas envolvidas.

Quais as suas vantagens desse modelo?

Além dos inúmeros benefícios proporcionados ao meio ambiente, o processo de logística reversa oferece vantagens à empresa e ao consumidor. Confira a seguir algumas delas!

1. Melhora a imagem perante os consumidores

A consciência ecológica é uma questão de destaque atualmente no mundo dos negócios. Por essa razão, é natural que o meio empresarial se preocupe com as necessidades da sociedade e com o meio ambiente. Por isso, ao adotar soluções que agridam menos o ambiente, cria-se uma imagem positiva diante dos clientes no mercado, ganhando destaque e credibilidade entre os concorrentes.

2. Reduz os custos

Primeiramente, os custos para manter esse tipo de operação em funcionamento são elevados. O retorno dos produtos é prejudicado pela falta de gerenciamento apropriado, escassez de locais para armazenamento e ausência de incentivos. A logística reversa contribui para otimizar o uso de materiais, reduzindo, assim, os gastos e alcançando o equilíbrio financeiro da organização.

Além disso, quando a sua loja virtual passa a conhecer os motivos de trocas e devoluções, ela passa a gastar menos para reparar situações. Isso sem falar na possibilidade de reaproveitar alguns itens que servem como matéria-prima para produção.

3. Amplia as vantagens competitivas e financeiras

Empresas que atuam de maneira ecologicamente correta e utilizam marketing voltado para a questão ambiental, tornam-se mais demandadas pelos consumidores. Ademais, elas recebem menos reclamações associadas à devolução de produtos e menos processos judiciais.

Diante disso, as empresas que utilizam essa estratégia expande suas vendas e recebem oportunidades de negócios a partir de novos nichos no mercado.

4. Aperfeiçoa o processo de produção

Essa vantagem é possível devido à criação de diretrizes para o tratamento de resíduos, adaptação da produção e modificação do fluxo de distribuição. Considerando que, com a logística reversa os resíduos retornam à cadeia produtiva, essa prática favorece a economia do processo produtivo, pois, diminui o consumo e os custos de matérias-primas.

5. Cria consumidores mais conscientes

O aumento da conscientização é determinante para reduzir os impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos. Cabe ressaltar que criar ações de marketing para informar sobre as práticas sustentáveis são uma forma de estreitar a relação com o consumidor e conscientizá-los.

Ao implementar essa técnica, sua empresa contribuirá para uma economia alternativa, que gera novos produtos com resíduos que seriam descartados e, consequentemente, emprega mais pessoas e faz a economia girar.

Para o e-commerce, o ideal é evitar o fluxo reverso. Todavia, é importante trabalhar para que essa atividade seja confortável tanto para a empresa quanto para o cliente.

Agora que você já conhece as 5 vantagens da logística reversa para a sua loja virtual, que tal saber mais sobre o assunto? Baixe o nosso e-book. Boa leitura!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo
Sobre o autor
Thadeu Arias
Thadeu Arias Growth Hacker | Designer Gráfico | SEO and Marketing Strategy, sua passagem por agências de publicidade, trouxeram bagagem em performance e conversão para e-commerce. Apaixonado por estudo, e aficionado por testes e analise de resultados. Acredita no data driven como acelerador de crescimento.