Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

Aplicação web: saiba o que é, como funciona e porquê ela é indispensável!

Aplicação Web é um sistema que funciona em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento por um navegador ou aplicativo. Saiba mais!

Aplicação web: saiba o que é, como funciona e porquê ela é indispensável!

O sucesso de uma empresa passa pelos sistemas que ela utiliza no dia a dia para realizar o trabalho. Pensando nisso, entender o que é uma aplicação web é fundamental.

Definir uma estratégia de acordo com as suas demandas, exige um determinado conhecimento técnico, pelo menos a diferença entre uma aplicação web e uma desktop.

Ao longo deste post, queremos mostrar para você como funciona uma aplicação web, quais são as suas vantagens e as diferenças entre ela e um sistema desktop. Continue conosco até o final e confira!

Como funciona

As aplicações web recebem esse nome porque são executadas diretamente na internet. Ou seja, os dados são trafegados pela rede mundial de computadores.

Enquanto que, o processamento e armazenamento é realizado em servidores remotos, também conhecido como computação em nuvem. Como consequência disso, não há necessidade de instalação, sendo utilizado o navegador para acesso.

De uma forma bem simples, podemos dizer que, os usuários, utilizando navegadores, requerem os dados para os servidores em nuvem, recebendo e dando entrada em informação.

Porém, todos os dados estão concentrados em um único servidor na nuvem, permitindo que vários usuários trabalhem com a mesma informação ao mesmo tempo.

Como o acesso é realizado pela internet, isso também garante que o usuário possa utilizar o sistema em qualquer lugar do mundo, desde que tenha um dispositivo com acesso à internet e um usuário ativo protegido por senha.

Esses grandes servidores estão espalhados pelo mundo, permitindo que esse serviço não se torne tão caro e permita que várias empresas, que antes estavam limitadas pelo valor do investimento, também tenham acesso à tecnologia de ponta.

Quais as diferenças entre aplicações web e sistemas tradicionais

Bom, você já tem uma ideia de o que é e como funciona uma aplicação web, mas quais são as reais diferenças desse tipo de sistema para um aplicativo desktop?

O primeiro ponto a ser observado é a necessidade de instalação. Enquanto que o aplicativo desktop exige que seja instalado no dispositivo o sistema, a aplicação web é acessada pelo próprio navegador.

Isso é um desafio para as empresas que utilizam de aplicativos desktop, já que, cada sistema operacional é diferente e pode prejudicar a experiência do usuário com a aplicação. 

Já o sistema web funciona exatamente da mesma maneira, independentemente do sistema operacional utilizado, uma vez que está hospedado em um servidor remoto.

Além disso, cada usuário tem suas próprias permissões de acesso ao sistema, ou seja, cada um pode ver ou não determinados menus e realizar certas atividades dentro da aplicação.

Outro ponto de diferença entre os dois modelos de sistema é a possibilidade de escalar conforme a necessidade.

Por se tratar de hospedagem em nuvem, o servidor pode ser escalado de forma simples e rápida, basta alguns cliques para inserir memória, processamento e outras features.

Já para um sistema desktop, a depender de cada máquina, a aplicação poderá ter um comportamento totalmente diferente, rodando bem em um dispositivo e não tão bem em outro.

Quais as vantagens da aplicação web

Como você pode imaginar, o conceito de aplicação web tem uma série de vantagens para as empresas que o adotam. Vamos listar algumas das principais.

Escalabilidade

Uma aplicação que roda na web, por meio do navegador, tem muita flexibilidade em termos de espaço e processamento. As empresas de hospedagem oferecem os mais variados pacotes que permitem expansão de forma simples.

O melhor de tudo é que, nas máquinas dos usuários, nada precisa ser realizado, pois o sistema não está instalado em nenhum dispositivo, mas no servidor na nuvem.

Atualizações facilitadas

Como o sistema está instalado em nuvem, todas as atualizações são realizadas diretamente no servidor, sem necessidade de nenhuma instalação nas máquinas dos usuários.

Ou seja, qualquer alteração na aplicação, já permite o acesso direto a todos os usuários de uma vez só.

Menor custo de manutenção

Outro diferencial interessante dos sistemas web são a facilidade de manutenção da aplicação, uma vez que o executável está rodando em apenas um local, o servidor remoto.

Quando é necessário realizar qualquer tipo de manutenção, tudo é feito em apenas um local, reduzindo os custos e o tempo de trabalho, minimizando qualquer impacto no trabalho.

Maior acessibilidade

Uma das grandes vantagens dos sistemas web é a acessibilidade que eles fornecem, mais adequada aos diferentes perfis de usuários. É um acesso fácil a todos, já que não depende de sistemas operacionais ou tipos de dispositivos.

Um sistema web pode ser acessado por um computador, tablet ou smartphone com uma experiência bem semelhante, livre de limitações.

Diretamente aliado a esse fator está a mobilidade que os usuários dispõe, uma vez que poderão acessar o sistema que qualquer local e dispositivo, desde que, tenham acesso à internet. Eliminando os limites geográficos e sendo um aliado do trabalho remoto.

Dessa forma, as informações podem ser compartilhadas por todos os membros do time em tempo real, melhorando a dinâmica do trabalho em equipe.

Maior segurança

Pode ser que, por estar em um ambiente online, possa parecer, em um primeiro momento, que as aplicações web não são tão seguras. Mas, na realidade, é o contrário disso.

Um sistema web, hospedado em prestadores de serviços em nuvem, conta com uma série de proteções contra falhas e contra ataques de hackers, trazendo muito mais segurança.

São soluções de backup, redundância, antivírus, criptografia e uma série de outras tecnologias, empregadas de forma conjunta para a segurança das informações.

Melhor usabilidade

Por fim, um último ponto a ser destacado é a usabilidade dos sistemas web, que são pensados para oferecer uma experiência do usuário diferenciada, baseada em múltiplos tipos de dispositivos.

Um grande exemplo disso é a responsividade, que consiste em adaptar o conteúdo do sistema à tela do dispositivo utilizado. Ou seja, para um desktop, a aplicação será apresentada de uma maneira diferente do que para um smartphone.

Espero que tenha ficado claro que, uma aplicação web é um ótimo investimento quando falamos em sistemas e tecnologia e as vantagens que utilizar esse conceito pode trazer para a sua empresa.

Não deixe de assinar nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo