Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Confira 6 medidas de segurança em pagamentos mobile

Quem trabalha com uma loja online precisa estar sempre pensando em proteger a sua estrutura, principalmente em relação à segurança em pagamentos mobile.

Confira 6 medidas de segurança em pagamentos mobile

Existem diversas mudanças que podem ser feitas na forma como os seus pagamentos são processados e na proteção das suas páginas para evitar vazamento de dados, invasões e fraudes.

Durante a história da popularização da internet no Brasil e no mundo, demorou um pouco até que as pessoas confiassem totalmente no e-commerce com as suas informações de pagamento. Mesmo assim, essa confiança pode ser facilmente abalada se a sua loja virtual passar por problemas de segurança.

É pensando nesse risco que você deve adotar algumas medidas de segurança em pagamentos mobile. Afinal, os dispositivos móveis representam uma fatia considerável das transações online e, por conta disso, também estão sujeitos a mais riscos.

Pensando nisso, neste texto, vamos explicar quais são os riscos mais comuns e como aumentar a segurança da sua loja online. Continue a leitura e confira!

Quais são os riscos mais comuns de segurança em pagamentos mobile?

Pensar em segurança em pagamentos mobile parece algo distante e desnecessário para a sua loja virtual? Então, é preciso considerar os riscos mais comuns e que podem ter consequências muito graves para a sua atuação. Afinal, um e-commerce pode ir de líder a irrelevante no mercado se sofrer com muitas falhas de segurança não corrigidas.

Veja abaixo os principais riscos que você corre se não se preocupar com a segurança em pagamentos mobile.

Fraudes de pagamento

Uma loja virtual insegura tende a oferecer diversas lacunas que podem ser aproveitadas por gente mal-intencionada. Pode ser altamente desastroso para o seu faturamento contar com brechas como essa, já que contribuem para a ameaça de fraudes — tendo tanto você como vítima, quanto os seus clientes.

Vazamento de dados

O sucesso de uma loja virtual depende do cliente confiar que aquele e-commerce cuidará de seus dados e protegerá a integridade dele. Se eles são armazenados em um servidor inseguro e são facilmente vazados, esse problema pode comprometer seriamente a confiança em sua loja virtual, além de possivelmente sujeitar a sua empresa a responder pelo problema judicialmente.

Clonagem de cartão

Certos scripts maliciosos são capazes de ler as informações de pagamento enviadas pelos seus clientes e clonar os cartões de crédito e de débito. Isso representa um grande risco tanto para quem compra na sua loja virtual, quanto para você. Portanto, é fundamental pensar no aprimoramento da sua segurança em pagamentos mobile.

Instabilidade no site

Por fim, uma segurança ineficaz em seus pagamentos também pode impactar a usabilidade da sua loja virtual como um todo. Para sempre contar com bons resultados, você precisa que as suas páginas carreguem corretamente e de forma rápida, o que pode ser comprometido por falhas de segurança. Além de perder a confiança dos clientes, talvez você perca a preferência deles por má usabilidade.

O que fazer para aumentar a segurança em pagamentos mobile?

Sendo a segurança em pagamentos mobile um aspecto tão importante no funcionamento de uma loja virtual, é fundamental que a coloque entre as suas prioridades. Felizmente, existem diversas iniciativas que você pode aplicar com esse objetivo em mente.

Conheça, a seguir, 6 formas de melhorar a segurança em pagamentos mobile em sua loja virtual!

1. Utilize a autenticação em dois fatores

Habilitar a autenticação em dois fatores é uma ótima forma de garantir que somente a pessoa que é dona da conta possa acessá-la, provando isso por meio do acesso a um dispositivo pessoal.

Essa dica de segurança em pagamentos mobile vale tanto para você quanto para os seus clientes. Certifique-se de habilitá-la em todos os serviços relacionados à sua loja virtual, além de oferecer essa possibilidade ao público do seu e-commerce.

2. Aposte na tokenização

Pensar em segurança em pagamentos mobile também envolve garantir que invasores não consigam ler os dados dos seus clientes com facilidade. É nesse contexto que vale a pena utilizar a tokenização.

Esse sistema substitui os dados confidenciais dos seus clientes, como números de cartão de crédito, por um código digital autenticado. Ele, por sua vez, pode ser usado para interagir com outros sistemas, como os de pagamento que você utiliza em sua loja.

3. Invista na segurança do machine learning

O machine learning é uma das tendências mais fortes de diversas áreas, mas você sabia que ela também está impactando positivamente o campo de segurança em pagamentos mobile?

Com o uso desse sistema, será possível contar com um algoritmo que “aprende” com o funcionamento da sua loja virtual para apontar e corrigir falhas que conseguir detectar. Isso permitirá antecipar as ações de invasores e se prevenir contra elas.

4. Evite fazer jailbreaks ou root

Os dispositivos móveis são diferentes dos computadores tradicionais porque costumam vir com diversas travas de segurança para evitar que os usuários acessem funções perigosas. No entanto, existem formas de burlar essas barreiras, como é o caso de jailbreaks e root.

Para que a segurança da sua loja virtual não seja comprometida, evite fazer isso em aparelhos pessoais que você utiliza para acessar seus sistemas do e-commerce. O uso desses recursos pode introduzir vulnerabilidades exploradas por hackers.

5. Faça backups periódicos

Proteger os dados dos seus clientes em sua loja virtual também envolve a realização de backups periódicos. Não só em casos de falhas de segurança e invasões como também problemas mecânicos, essas informações podem se perder para sempre se não tiverem cópias.

Lembre-se da importância desses backups serem realmente periódicos. Existem sistemas capazes de automatizar esse processo para que você não corra o risco de esquecer nem comprometer parte do seu dia se dedicando a isso.

6. Oriente o seu cliente

Por fim, a boa e velha orientação de segurança precisa estar entre as suas ações planejadas em se tratando de proteger seus clientes. Inclua uma página em sua loja virtual com dicas de segurança para que as pessoas possam aprender o que fazer. Esse conteúdo também servirá para aumentar a confiança de potenciais clientes em sua loja virtual. Afinal, demonstrará que você se preocupa com a proteção da integridade dos dados.

Trabalhar com essas medidas de segurança em pagamentos mobile permitirá que a sua loja virtual continue funcionando com um risco minimizado de problemas. Lembre-se de como a concorrência aumenta cada vez mais nesse segmento e entenda que a confiança quebrada com um cliente dificilmente é recuperada, já que ele pode contar com outras opções. Baseie-se nas nossas dicas e coloque a segurança como prioridade em seu e-commerce.

Vamos continuar falando sobre pagamentos mobile? Conheça 4 formas de oferecer opções de pagamento mobile no e-commerce.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo