Construir um bom layout para o e-commerce é o primeiro passo para quem quer começar a se aventurar no mercado digital e atingir todos os potenciais clientes. Contudo, por onde começar?
Essa é uma pergunta comum, afinal, sabemos que o layout de uma loja virtual é importante. Mas será que existe algum padrão a ser seguido, ou alguma forma de atingir o maior número possível de pessoas?
O intuito deste post é exatamente esse: ajudar você a encontrar a resposta para muitas dessas perguntas e criar o melhor layout de e-commerce possível para a sua empresa crescer na internet. Confira!
O que é um layout para e-commerce?
Você já entrou em um site e se sentiu perdido, com dificuldades de navegar e encontrar o que você queria, e acabou desistindo e deixando de utilizá-lo? É assim que um cliente se sente ao entrar em uma loja virtual desorganizada.
O layout nada mais é que a forma como as informações são organizadas em tela — e isso é muito importante. Além de dar uma cara para o seu negócio, com identidade visual e elementos como ícones e imagens, o layout define a forma de navegação.
É papel dele não apenas apresentar a sua marca aos novos visitantes, mas também guiá-los da melhor maneira possível pelas páginas, entregar informação e garantir que eles tenham uma boa experiência.
Durante algum tempo, as páginas web eram lotadas de informação, o que dificultava a navegação. Hoje, as grandes marcas já perceberam que a simplicidade e a praticidade é muito mais importante, principalmente para as lojas virtuais.
Quem compra online busca por rapidez, querendo otimizar o seu tempo. Por conta disso, quanto mais simples e intuitivo for o layout, mais sucesso fará com os seus clientes.
Vale lembrar que o layout de um e-commerce é diferente do de um site comum, blog ou fórum. Afinal, é preciso focar na experiência de compra.
Quais são as dicas para criar um bom layout?
Separamos algumas das principais dicas na hora de montar um bom layout para a sua loja virtual. Prestar muita atenção a cada uma delas pode ajudar você a alcançar os melhores resultados para o seu e-commerce.
1. Foque na navegação
Um dos principais pontos, à frente até mesmo da identidade visual e da aplicação de cores e textos, é a navegação — a forma como o usuário passará entre as páginas, até chegar ao checkout e realizar o pagamento.
Isso pode parecer simples, mas, se você parar para pensar, existem várias maneiras de estabelecer a navegação. Basta dar uma olhada em algumas lojas virtuais, para ver que cada uma delas opera de forma diferente.
2. Entregue uma boa resposta
Não é novidade que boa parte da população brasileira interage e navega na internet por meio dos dispositivos móveis, o que implica a necessidade de verificar a capacidade de resposta do layout em sua versão mobile.
Um layout responsivo é aquele que se adapta aos mais variados formatos de tela, o que é necessário para angariar clientes que fazem uso exclusivo de dispositivos móveis. Dessa forma, é possível garantir uma boa experiência para esse público.
3. Tenha cuidado com texturas e fundos
O background das páginas também é um detalhe a ser observado. Em alguns casos, o fundo branco ou neutro pode ser interessante. Já para outras empresas, ousar um pouco mais e utilizar texturas e imagens pode ser uma boa ideia.
Contudo, é preciso lembrar que os produtos e as informações descritas na loja devem ser visíveis. Além disso, um fundo muito chamativo pode prejudicar a visualização do restante dos dados e fazer com que o usuário desista da navegação.
4. Invista em harmonia de cores
Geralmente, grandes marcas possuem visuais mais clean, enquanto StartUps buscam algo mais arrojado. A identidade visual pode variar bastante de acordo com a empresa, mas é fundamental que tudo esteja alinhado com a marca.
Muitas empresas contratam designers que criam identidades visuais, assim como paletas de cores que combinam e podem ser utilizadas em conjunto para a criação de peças de marketing. Isso também deve ser aplicado na hora de construir o layout do e-commerce.
5. Busque sintonia com o nicho
Cada público reage de uma forma diferente, tem suas preferências e aversões. Sempre que um layout esta sendo construído, precisamos levar em conta essa sintonia com o nicho.
Por exemplo, não vamos usar um tema esportivo para uma loja que vende produtos de caça e pesca — mesmo que seja um template interessante, não tem uma ligação com o nicho e fará com que os clientes abandonem a loja.
6. Verifique a disposição da informação
Por fim, temos a questão da disposição da informação: onde cada coisa fica dentro do layout. Há uma grande variedade de estruturas que podem ser aplicadas, como o carrinho de compras, os menus, os cabeçalhos e os rodapés.
Tudo isso auxilia também na navegação. Por conta disso, a disposição da informação deve ser clara e garantir que o usuário possa encontrar tudo o que ele procura rapidamente.
Qual é a importância da escolha da plataforma?
Para realizar uma customização adequada do layout para a sua loja virtual, é preciso contar com uma boa plataforma de e-commerce.
Nem todas as ferramentas permitem um alto grau de customização, o que pode prejudicar a criação de um layout único. Algumas plataformas trabalham apenas com templates básicos, que podem ser alterados de forma simples.
O ideal é buscar por ferramentas que permitam uma manipulação completa, como é o caso das plataformas open source, que garantem um maior nível de customização.
Além de serem grátis para uso, há a vantagem de poder alterar praticamente tudo dentro delas, permitindo a criação de uma layout ideal para o seu e-commerce.
Chegamos ao final deste post e esperamos que você possa ter compreendido não apenas a importância do layout para o e-commerce, mas que essas dicas possam ter sido um norte para você e a sua empresa sobre como obter o melhor resultado.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, para ver mais conteúdos como este. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn, no YouTube e no Spotify!