Tire seu negócio online do papel. Conheça o Logo Comunidade Maker

O que é CMS, como funciona e quais as principais funcionalidades?

O CMS é uma ferramenta de gestão de conteúdo composta de diversos módulos para criar, editar e publicar e gerenciar informações em sites.

O que é CMS, como funciona e quais as principais funcionalidades?

Você sabe o que é CMS? Estamos na era digital e hoje, qualquer empresa que busca atingir seus clientes, deve direcionar as suas atenções para a internet.

Gerenciar uma grande quantidade de conteúdo é um grande desafio, especialmente se a sua empresa não tem expertise para isso. Por conta disso, manter as ferramentas certas pode ajudar — e muito.

Ao longo deste post nós vamos mostrar para você o que é um CMS, como funciona essa ferramenta, quais são as suas principais funcionalidades e os impactos que isso traz para os negócios. Confira!

O que é CMS

A sigla CMS significa Content Management System, ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, uma ferramenta que permite aos seus usuários a criação de fóruns, blogs, lojas virtuais ou sites. Tudo isso através de uma única plataforma.

Esse tipo de sistema permite que todo o conteúdo seja gerenciado de forma simples por meio de uma única plataforma. Além disso, trabalhar com um CMS exige muito pouco conhecimento técnico, o que é a principal barreira para praticamente todas as empresas.

É possível realizar uma gestão de conteúdo de forma prática e dinâmica. Essa é uma solução ideal para empresas que não contam com um departamento de tecnologia e precisam de sites que passem do estático.

Como um CMS funciona

Caso você não saiba, todos os sites da internet são desenvolvidos utilizando algum tipo de tecnologia web como PHP, Javascript, HTML e CSS, sendo que existem várias outras.

O que um sistema de CMS faz, na prática, é abstrair toda a construção e manutenção de um site, ou seja, organizar toda essa parte técnica em ferramentas simples.

A programação, necessária em todo e qualquer site, já está contida dentro da plataforma, permitindo a personalização por parte do usuário para obter o resultado final.

Na maioria das vezes, um CMS apresenta um painel de controle, pelo qual é possível organizar todo o visual do site, preencher as informações, inserir conteúdo, imagens e vídeos.

Todos esses dados ficam salvos em um banco de dados, que fica localizado na hospedagem do site, de maneira segura, contra vazamentos ou perdas.

Existem várias opções no mercado hoje, desde soluções open source e gratuitas, até sistemas mais rebuscados e pagos, que oferecem muito mais possibilidades.

Quais as suas principais funcionalidades

Como existem várias soluções hoje no mercado, nem todas elas contam com as mesmas funcionalidades, mas alguns pontos são comuns para um bom CMS, ainda mais para uma ferramenta a ser utilizada em uma empresa.

Vamos listar algumas das funcionalidades:

  • serviços básicos de versionamento e controles de versões para uso de bibliotecas;
  • controles de acesso com autenticação de usuários, atribuição de permissão e suporte para papéis diversos;
  • fluxo de criação, revisão e aprovação para conteúdos;
  • gerenciamento de múltiplos sites e multilíngua;
  • suporte de conteúdo para os mais variados dispositivos e nos variados canais;
  • gerenciamento de conteúdo e templates, workflow e alterações;
  • interoperabilidade entre diversas tecnologias, permitindo a automação de tarefas, gestão de recursos, análise de acessos e gerenciamento de marketing;
  • suporte em tempo real e personalização de todos os módulos;
  • níveis de entrega de conteúdo, possibilidade de criar lojas virtuais com integração com meios de pagamento.

Quais os impactos nos negócios

São várias as vantagens de utilizar-se de um CMS para as pequenas e médias empresas, permitindo assim que elas acessem o mercado digital e se conectem aos vários clientes que navegam na rede. Vamos listar alguns dos benefícios.

Praticidade

A grande vantagem da aplicação do CMS é a praticidade com que tudo pode ser feito. Antes, criar um site na internet era um processo moroso, que demandava conhecimentos técnicos e uma equipe de programadores.

Com o CMS, a instalação é realizada pela interface gráfica, sem linhas de código, de forma simples e rápida e com poucas ou nenhuma configuração para que funcione.

Flexibilidade

Outro ponto interessante é a flexibilidade da ferramenta, que permite que não apenas se crie um site institucional, mas vários tipos de páginas como blogs, fóruns, lojas virtuais e mais.

Além disso, existem várias ferramentas e módulos que podem ser adicionados nas páginas, conforme a sua necessidade, como, por exemplo, um calendário, formulários, caixa de comentários, entre outros.

Customização

Tudo é customizável, e pode ser alterado em poucos cliques. Os CMS contam com pacotes de temas, também chamados de templates que englobam toda uma customização em termos de cores e layout das páginas. Alguns são pagos, mas existem muitas opções gratuitas.

Também existe a possibilidade de criar e manter seu próprio tema, que esteja adequado à identidade visual da sua marca, partindo do zero ou usando um destes templates como base.

Atualização de conteúdo

Por meio da interface gráfica, a atualização do conteúdo é simples e prática, já que basta inserir as novas informações em editores de texto comuns.

A criação e inserção de uma nova página no site também é simples e pode ser realizada em poucos cliques, sem necessidade de saber HTML ou outras linguagens de programação.

Níveis de controle

Os sites criados por meio de um CMS têm controles de acesso e padrões de usuário, entregando toda a segurança necessária e evitando que perfis que não tenham permissão, acessem determinadas partes protegidas do site.

Apenas o administrador poderá realizar todas as alterações no site, detendo todo o controle do sistema, sendo que ele pode repassar as autorizações para os demais usuários.

Menores custos de desenvolvimento

Por fim, temos um grande benefício, para pequenas e médias empresas, que precisam criar uma infraestrutura na internet, mas não contam com grandes recursos para isso.

Boa parte dos CMS são gratuitos, sendo necessário apenas a contratação de uma hospedagem, que também tem um baixo custo de manutenção. Além disso, como tudo pode ser feito sem conhecimento técnico, não há custos de desenvolvimento.

Agora que você já sabe o que é um CMS, temos a certeza de que você também entendeu as vantagens que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio, entregando sites profissionais de maneira simples e prática.

Ajude seus amigos compartilhando este post em suas redes sociais!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo