Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Recorrência em SaaS: qual é a importância?

A recorrência em SaaS é a nova tendência em marketing e vendas para evitar problemas futuros e facilitar o planejamento financeiro da organização.

Recorrência em SaaS: qual é a importância?

Entender como será o faturamento em um período é um dos desejos de todo empreendedor. Afinal, ter essa previsão em mãos significa saber alocar os recursos de maneira acertada para expandir os negócios.

Por esse motivo, um cenário com receitas recorrentes é o melhor para ter conhecimento sobre essas informações e contribuir para os mais variados níveis de operação, desde o planejamento de estoque até o desempenho de vendas.

Neste post, mostraremos as razões para contar com uma previsibilidade dos lucros e como o segmento tecnológico tem aproveitado a recorrência em SaaS (Software as a Service ou software como serviço). Boa leitura!

O que é a recorrência?

A recorrência, ou modelo de vendas recorrentes, é uma categoria de negócios no qual as empresas oferecem seus produtos ou serviços com planos de assinaturas, que podem ser mensais, semestrais ou anuais. Assim, o comprador paga de acordo com o que consome e, por isso, é muito benéfico para ambas as partes.

Quais são os benefícios das cobranças recorrentes?

Esse lucro previsível é muito importante para posicionar a marca e fazer projeções para o seu crescimento no longo prazo. Entre as justificativas para adotá-lo, destacam-se as principais abaixo.

Pagamento facilitado

O pagamento regular é muito fácil de ser feito, pois proporciona praticidade e flexibilidade no momento da sua realização —, e é justamente o que o novo consumidor espera.

Além disso, a subscrição pode ser cancelada a qualquer momento e sem dores de cabeça, como em contratos pré-fixados e com multas caso seja encerrado antes.

Domínio das finanças

Ter um fluxo de caixa sob controle é essencial. Afinal, com base em números antecipados, é possível fazer uma organização das finanças e tomar decisões mais certas e adequadas, pensando no futuro corporativo.

Graças às receitas periódicas, o gestor conhece a quantidade de assinantes, quais planos contrataram e como se comportam. Esse conhecimento dá mais segurança para investir em ações de expansão, seja na infraestrutura, seja em equipamentos, time ou o que mais for relevante.

Controle de demanda

Para aqueles que trabalham com produtos, fica fácil fazer a gestão de estoque baseada na demanda contratada. Ter noção do número de clientes e os leads convertidos é ideal para que os materiais não se acumulem e estagnem o capital, o que prejudica a saúde financeira da loja.

Clientes fidelizados

A comodidade oferecida com o pagamento recorrente conquista os compradores, pois eles recebem o que precisam dentro de um valor justo e isso não afeta significativamente o seu orçamento.

Além disso, com o conhecimento dos seus consumidores, é possível direcionar melhor as campanhas de marketing conforme as necessidades reais de cada um, para que não cancelem a assinatura.

Desse modo, é indispensável que as organizações foquem no relacionamento e sucesso do consumidor para garantir sua satisfação e, por consequência, fidelizá-lo. Essa relação aumenta o lifetime value (LTV), ou seja, o tempo de permanência com o plano contratado.

Quais são os tipos de assinaturas recorrentes?

Por meio da liberdade de escolha de como realizar as compras, as empresas promovem uma ou mais dos três tipos de opções existentes no mercado. Confira-as a seguir!

Assinatura tradicional

É a mais comum, no qual o usuário paga antes de usar o serviço ou produto. Nesse caso, são oferecidos testes gratuitos por um período para conquistar os indivíduos, sobretudo em plataformas de streaming.

Esse tipo de serviço transmite dados pela internet. Esse é o caso da Netflix, que com uma assinatura mensal, o usuário pode assistir todos os filmes e séries disponibilizados e, antes disso, pode aproveitar gratuitamente por 30 dias todas as opções.

Por esse motivo, é ideal para quem disponibiliza serviços passíveis de testes, para que as pessoas consigam ter uma opinião sobre sua experiência antes de assinar. Só é possível saber se as produções da Netflix atendem a expectativa de um indivíduo, por exemplo, se ele conseguir ter acesso a toda essa base.

Assinatura configurável ou combo

Cada assinante tem a oportunidade de personalizar as soluções. Por isso, o valor, itens e outras contratações são diferentes de um para outro. Essa alternativa é muito usada por clubes de assinatura, em que o cliente recebe uma seleção especial de mercadorias, dentro do tema correspondente a sua realidade.

Podemos citar a Leiturinha, que envia livros infantis todo mês nas residências dos seus consumidores. Além disso, existem clubes de vinhos, cosméticos e muito mais. Essa possibilidade é recomendada para quem deseja entregar produtos diretamente nas casas.

Assinatura com plano fixo e adicional

Esse contrato apresenta um padrão para suas soluções, mas permite que sejam incluídos outros pacotes adicionais e recorrentes. É muito utilizado em Software as a Service (SaaS), fornecendo acesso às funcionalidades de um sistema mediante o pagamento contratado.

O interessante é que esses negócios concedem acesso gratuito para funções mais básicas (para as avançadas, deve ser pago uma quantia).

Podemos exemplificar citando a Salesforce, uma das maiores plataformas de CRM do mundo. O seu sucesso deve-se à possibilidade de acessar tudo por nuvem, sem a necessidade de um software pesado e com licença.

Essa opção é adequada para empresas tecnológicas que usam serviços e funcionalidades de um aplicativo, sem que seja preciso baixá-lo ou pagar um alto valor para começar a funcionar.

Qual é a importância da recorrência em SaaS?

O modelo de recorrência influencia o início de novos negócios, como os SaaS. Segundo a SaaSholic, mais de 60% das organizações com esse estilo no Brasil têm, no mínimo, R$1 milhão de receitas regulares por ano. Todo esse sucesso, deve-se ao poder de customização para atender às expectativas do cliente e aumentar a eficiência dos softwares.

Por isso, há muita procura por essa experiência de compra. O interessante é que a recorrência proporciona a opção de receber os pagamentos online automaticamente, o que facilita a previsão de fluxo de caixa e evita inadimplentes.

Como podemos notar, a cobrança periódica oferece excelentes condições para destacar a empresa no mercado. Atentas a essas vantagens e oportunidades de prever o faturamento, muitas organizações de tecnologia estão desenvolvendo um modelo de recorrência em SaaS para promover um cenário mais atraente aos consumidores.

Ficou interessado em adotar essa forma de pagamento? Entre em contato conosco e conheça nossa solução de recorrência focada em SaaS.

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo