Logo da Universidade Yapay com a coruja como símbolo Conheça a Universidade Yapay!

Entenda o que é recommerce e como se beneficiar dessa estratégia

O recommerce consiste em um novo modelo de negócio que compra e vende produtos usados, com confiabilidade, preços acessíveis e maior alcance do público. Aprenda mais sobre essa estratégia!

Entenda o que é recommerce e como se beneficiar dessa estratégia

Devido à rápida evolução dos produtos e ao fato de o descarte dos componentes ser, muitas vezes, complexo, diversos ramos do comércio estão sendo fortemente incentivados pelas tendências de sustentabilidade e consumo consciente.

Uma das formas encontradas para isso foi por meio das compras de itens usados, em vez de produtos novos — prática conhecida como recommerce, que realiza vendas online de produtos de segunda mão.

Esse modelo de negócio ainda é pouco divulgado no Brasil, mas tem se tornado mais comum nos últimos anos, sobretudo no mercado de eletrônicos e de roupas.

Quer saber como funciona o recommerce? Continue a leitura do nosso artigo e conheça os principais benefícios dessa estratégia. Acompanhe!

O que é recommerce?

Também conhecido como recomércio, revenda ou comércio reverso, o recommerce é, basicamente, a compra e venda de produtos de segunda mão. Ele permite ao usuário revender um item facilmente na internet, da mesma forma como se compra.

Mercado Livre, OLX, eBay e Enjoei são algumas das lojas virtuais que se baseiam na lógica do recommerce, movimentando inúmeros itens que os seus compradores originais desejam passar adiante.

Quando se trata de aparelhos eletrônicos, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que fazer com o aparelho antigo ao comprar um novo, já que, na maioria das vezes, ele ainda funciona. No final, costuma parar em uma gaveta, sem uso.

Resgatar a utilização dessas mercadorias, por meio do mercado de seminovos, é uma maneira de valorizar o investimento que foi feito no dispositivo e de fazer parte de uma rede que estimula as práticas de consumo mais sustentáveis.

Quais são as vantagens de apostar em um recommerce?

Contar com a ajuda de um negócio para passar seus produtos adiante traz vantagens para os clientes em diversos sentidos, inclusive quando se trata de segurança. A seguir, conheça os benefícios de apostar nesse negócio:

  • alcança um novo público;
  • promove a requalificação de produtos não comercializáveis;
  • estimula o consumo mais constante de itens de status;
  • reduz os riscos de se expor a um comprador desconhecido;
  • cria condições para a diversificação de lucros.

Além disso, ao utilizar novas estratégias, é possível melhorar consideravelmente a experiência de compra e venda online de itens usados, ampliando o acesso à tecnologia para um número cada vez maior de consumidores e promovendo, desse modo, um consumo sustentável.

Como funciona essa estratégia?

A iniciativa demanda pouco espaço e investimento inicial, e, por esse motivo, tem atraído empresários de pequeno porte. O método utilizado pelos sites de recommerce é rápido e prático: o usuário que pretende vender o produto faz uma proposta e, após a análise, o pagamento é realizado.

De modo geral, as empresas seguem o mesmo processo: procurar um site confiável, cadastrar o produto, entender como funciona a avaliação, enviar o aparelho para inspeção e, se confirmadas as condições informadas, receber o valor acordado.

Como colocá-la em prática?

Para quem quer apostar no negócio, existe uma pluralidade de estratégias possíveis. O recommerce pode ser um marketplace voltado para pessoas físicas ou jurídicas, com muita ou pouca participação entre negócios, pagamentos e logística.

Também pode ser mais convencional, com o próprio e-commerce fazendo a compra, a organização do produto e a sua venda para o público final, além da opção de focar em um nicho, abrindo uma série de oportunidades em um mercado ainda novo.

Cabe ressaltar que, no ramo de eletrônicos, é importante ter um bom conhecimento técnico para avaliar os equipamentos antes de vendê-los.

Além disso, não se esqueça de investir em uma plataforma de e-commerce avançada, planejar-se para uma logística diferente, oferecer informações minuciosas do produto e, principalmente, criar uma campanha de marketing adequada.

Seguindo essas dicas, é possível alcançar as vantagens do recommerce e difundir cada vez mais essa tendência. Além de fazer bem para o meio ambiente, é uma ótima oportunidade de negócio.

Gostou do nosso artigo sobre recommerce? Então, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e ficar por dentro das nossas atualizações!

100.000 pessoas não podem estar enganadas Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo